quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Afinal, por que é que o Brasil não vai para frente? [parte II]

Foi citado no post anterior o caso da estudante Mayara Petruso, que teve grande repercussão no país por ter dito horrores dos nordestinos. Pois bem, a mesma havia dito ainda que era por este motivo que o país não ia pra frente... e encontramos um motivo contrário (justamente o preconceito).
Vejamos agora mais um exemplo de preconceito onde muito se profere a famosa frase.
Como havia dito também no post anterior, hoje assisti a vídeos onde são cometidos diversos erros ortográficos, e estes tidos como motivos pra o país não andar.
Placas nas ruas com frases grotescas como "concertasse biciqeta", entre outras, realmente são uma vergonha para nós. Esse tipo de erro também é muito frequente na internet, e não somente por vício "internetês", vale salientar. Estes erros refletem nos erros que são cometidos em concursos, como enem, vestibulares em geral, e etc.
De certo, também existem muitos jovens que tiveram boa educação - estudam ou sempre estudaram em escolas particulares - que cometem erros ortográficos ditos absurdos. A isto pode-se dar o nome de desleixo, desinteresse, ou simplesmente falta de atenção e o fato de a língua portuguesa ser realmente complicada.
Apesar disso, temos ainda a maioria dessas pessoas sendo analfabetas, semi-analfabetas ou pessoas que não receberam educação de qualidade. Então, a culpa de escrever errado é delas? É por causa delas que o nosso país não vai para frente? O fato de terem que trabalhar para não morrer de fome ao invés de se preocupar com a escrita é motivo para eles serem os culpados por isso? Definitivamente, não!
A escrita é, de um certo modo, importante para nosso futuro, bom desempenho, etc e tal. Mas para quem não tem condição de pensar nisso, basta saber transmitir, de qualquer modo, sua mensagem, visto que mesmo com todos os erros de escrita e fala conseguimos entender o que se diz (salvo em alguns casos, é claro).
Venhamos e convenhamos: a educação é responsabilidade do governo. Se existem tantos analfabetos e pessoas que recebem péssima educação, a culpa não é delas. Claro que não é somente dos governantes, mas eles são a chave que têm o poder de abrir as portas das boas escolas, da boa educação, de melhores condições de vida.
Temos que abrir a cabeça, pois assim não é difícil saber porque os governantes não melhoram de maneira significativa o ensino: se todos recebessem boa educação, teriam capacidade para tirá-los do poder e ficar em seu lugar. Quem iria querer isto? Melhor garantir seu lado ou dar sua chance para o próximo? Não é difícil deduzir qual a escolha deles.
Então, com todos esses casos, histórias e pensamentos, chego a uma conclusão: a culpa de o país não ir para frente é de todos nós. Explicando melhor:
os governantes não fazem a parte deles como deveriam, daí um motivo pra o Brasil não melhorar;
uma parte dos brasileiros acredita que a culpa da situação do país é da outra parte dos brasileiros - e vice-versa;
nessa história toda, só se acusa e nada se faz.
Resultado: tudo continuar como está!
É preciso que cada um faça sua parte, pare de criticar os outros por seus pensamentos e atitudes (tá, algumas devem ser criticadas sim!), e tente mudar um pouco a situação. Não é difícil fazer isso, basta ter vontade.
Porque só quando todos se unirem é que realmente o Brasil irá para frente!

0 comentários:

Postar um comentário


About Me

Minha foto
Lua (:
Capricorniana, 19 anos, um tanto tímida porém de personalidade forte. Tem pés no chão e paradoxalmente idealiza o mundo e tem um tanto de fé nas pessoas. Adora admirar as coisas simples, e as valoriza muito mais do que as coisas "compradas". É apaixonada pela escrita e não poupa palavras para dar sua opinião. Acredita que palavras têm um poder imensurável; acredita também que pode trazer, assim, um pouco de felicidade às pessoas. Sonhos? Possui muitos, e tenta realizá-los. Dá tudo por seus amigos, luta por sonhos alheios também. Seu grande sonho profissional é cursar psicologia - profissão pela qual é apaixonada desde criança; outros sonhos seus são conhecer os amigos virtuais e viajar pelo mundo. Preza a sinceridade e a generosidade. Gosta de estudar, conhecer, ver. Se sensibiliza com histórias espontâneas, dramáticas e que possuam essência. A magia de um conto, de uma música, lhe dá arrepio. Ah, e tem uma paixão forte por retratar vidas alheias, seja como prosa, seja como poesia.
Ver meu perfil completo

My Blog List

  • - inspira expira palpitação ins pira ex pira desacelera coração anda mais devagar passinhos apressados vê se desacelera o passo pra encontrar o compasso tent...
    Há 8 anos
  • Bruno Bonilha - "Sarcasmo requer talento, foi feito pra quem sabe usar... não pra quem tenta."
    Há 12 anos

Welcome

Escrever é como uma necessidade, para mim. É um sonho particular levar alegria ou algo de bom para as pessoas. Aqui consigo expressá-los poetica ou até mesmo grosseiramente, mas tudo isso tem um propósito. O que eu desejo é que as pessoas se conscientizem das coisas e que não percam a fé umas nas outras... Tento trazer paz, tento trazer amor, além de reflexão; aqui mesmo, neste cantinho! Pode parecer inútil, mas já é uma grande coisa. Entre, fique à vontade para ler, curtir, criticar e se expressar!

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Top 5 - bandas

  • Three Days Grace
  • Paramore
  • Fresno
  • Evanescence
  • The Pretty Reckless

Followers

Popular Posts