quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Afinal, por que é que o Brasil não vai para frente? [parte I]

Bom, de certo que muitos (creio eu) já ouviram a frase "é por isso que o Brasil não vai pra frente", principalmente nos últimos 2 meses, ao que me parece. Sim, a todo momento temos ouvido, ou lido esta frase, dita por críticos que criticam e críticos que defendem. Confuso, ainda? Vou explicar, vamos lá.
Quando Tiririca resolveu se candidatar, muitos disseram esta frase, alegando que o mesmo não teria capacidade de ser um bom deputado. Seus defensores então contra-atacaram, dizendo que seria pelo preconceito que o Brasil não iria pra frente.
Aí Dilma venceu as eleições e a história foi a mesma: quem critica Dilma, citou a tão conhecida frase, e quem a defende, citou a mesma julgando ser atitude preconceituosa.
Além disso, qualquer erro que os brasileiros cometem, inclusive ortográfico, é motivo de alguém fazer esta crítica. Hoje mesmo estava assistindo a vídeos de "pérolas do orkut", "pérolas do enem" e placas com erros ortográficos grotescos, e a mensagem é sempre a mesma: é por pessoas ignorantes como essas que o Brasil não vai pra frente...
Ok, ok, tudo faz sentido e parece preconceituoso ao mesmo tempo. Vamos então ao caso de Mayara Petruso, a estudante de direito paulista que culpou os nordestinos pela vitória de Dilma, alegando que por este fato o país está como está.
"Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado." O que mais me espantou foi o fato de uma estudante de direito cometer um crime, dizer algo tão grave, como questionar a humanidade de alguém! Pelo visto mesmo vivendo em democracia temos pessoas que se acham superiores até em ser "humano" (isto lembrou-me aquela época na qual os negros eram vistos como mercadorias, não como pessoas...), o que é simplesmente ridículo!
Então é por isso que o Brasil não anda? Por que os nordestinos existem?
Pois é, e em muitos casos, assim como os nordestinos, muitos são vistos como causas para o Brasil estar como está... E para quem é contra esse tipo de acusação, o Brasil não anda por causa de quem acusa, de quem humilha e não vê os verdadeiros culpados.
Mayara é apenas uma em milhares de paulistas, cariocas e etc, que possuem o mesmo pensamento. É ignorância, principalmente para pessoas que se dizem tão cultas e entendidas da vida e do mundo. Inteligência é saber que ninguém é inferior a ninguém por nada! Nem por beleza, nem por dinheiro, estudo, cor, ou seja lá o que for. Mas infelizmente, essa afirmação acerca dos brasileiros não vai parar por aí, porque sempre terá alguém que questione, que critique, que não goste da maneira com a qual se governa, com a maneira com a qual os brasileiros se comportam.
Desde que Dilma ganhou, ainda fica (assim como Mayara nos explicitou) evidenciada a ignorância no seguinte paradoxo: "Eu quero um Brasil melhor. Mas como elegeram Dilma, o que vai acontecer é o pior e os brasileiros que votaram nela vão quebrar a cara."
Caraaaamba! Se nós queremos um país melhor, que tal começarmos apoiando quem está no poder? Mesmo que não simpatizemos, não tenhamos motivos para gostar, não custa nada acreditar e torcer para que as mudanças ocorram para melhor!
Será que esse não é um dos motivos para o país não ir para a frente?

0 comentários:

Postar um comentário


About Me

Minha foto
Lua (:
Capricorniana, 19 anos, um tanto tímida porém de personalidade forte. Tem pés no chão e paradoxalmente idealiza o mundo e tem um tanto de fé nas pessoas. Adora admirar as coisas simples, e as valoriza muito mais do que as coisas "compradas". É apaixonada pela escrita e não poupa palavras para dar sua opinião. Acredita que palavras têm um poder imensurável; acredita também que pode trazer, assim, um pouco de felicidade às pessoas. Sonhos? Possui muitos, e tenta realizá-los. Dá tudo por seus amigos, luta por sonhos alheios também. Seu grande sonho profissional é cursar psicologia - profissão pela qual é apaixonada desde criança; outros sonhos seus são conhecer os amigos virtuais e viajar pelo mundo. Preza a sinceridade e a generosidade. Gosta de estudar, conhecer, ver. Se sensibiliza com histórias espontâneas, dramáticas e que possuam essência. A magia de um conto, de uma música, lhe dá arrepio. Ah, e tem uma paixão forte por retratar vidas alheias, seja como prosa, seja como poesia.
Ver meu perfil completo

My Blog List

  • - inspira expira palpitação ins pira ex pira desacelera coração anda mais devagar passinhos apressados vê se desacelera o passo pra encontrar o compasso tent...
    Há 8 anos
  • Bruno Bonilha - "Sarcasmo requer talento, foi feito pra quem sabe usar... não pra quem tenta."
    Há 12 anos

Welcome

Escrever é como uma necessidade, para mim. É um sonho particular levar alegria ou algo de bom para as pessoas. Aqui consigo expressá-los poetica ou até mesmo grosseiramente, mas tudo isso tem um propósito. O que eu desejo é que as pessoas se conscientizem das coisas e que não percam a fé umas nas outras... Tento trazer paz, tento trazer amor, além de reflexão; aqui mesmo, neste cantinho! Pode parecer inútil, mas já é uma grande coisa. Entre, fique à vontade para ler, curtir, criticar e se expressar!

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Top 5 - bandas

  • Three Days Grace
  • Paramore
  • Fresno
  • Evanescence
  • The Pretty Reckless

Followers

Popular Posts